Diferenciais do Sistema para Medição de Descargas Parciais Omicron

Sistema de Aquisição Síncrono Multicanal

Utiliza um sistema de aquisição síncrono multicanal (sistema digital de detecção de descargas parciais), onde é possível obter dados a partir de fontes separadas e diferenciar as origens das descargas.

Utilização de fibra óptica para transmissão dos dados aquisitados

A conexão de fibra ótica permite grandes distâncias entre a unidade de aquisição e o computador, inclusive entre as outras unidades conectadas ao sistema em teste.

Diagrama de Relação de Amplitude Trifásica (3PARD)

O diagrama de relação de amplitude trifásica (3PARD) simplifica a diferenciação de várias fontes PD e interferências PD. As três fases são medidas de forma síncrona. Os resultados são exibidos e combinados em um único diagrama 3PARD.

Diagrama de Relação de Frequência em 3 Canais (3CFRD/3FREQ)

O 3CFRD caracteriza as fontes PD pela sua assinatura de frequência. Mesmo para uma única fase, ou uma única posição de desacoplamento PD, pulso triplos podem ser adquiridos usando três configurações diferentes de filtro PD. A saída de sinal síncrono de três filtros com frequências centrais diferentes é visualizada em um Diagrama de Relação de Freqüência (3CFRD) para análise da forma de onda do pulso.

Resultados até mesmo nas frequências mais baixas

Frequências muito baixas (VLF) no faixa de 0,1 Hz são freqüentemente usadas para minimizar os requisitos de potência durante as medições. Entretanto, como a maioria dos dispositivos de teste de descarga parcial são otimizados para frequência nominal ou superior, frequências baixas levam a erros de medição.

Com o novo MPD 600, a OMICRON oferece dispositivo que fornece ótimos resultados nas frequências mais baixas, bem como com tensões CC.

Medição de PD em banda larga e banda estreita

A IEC 62070 recomenda duas configurações de filtro diferentes. Estes incluem medição de banda larga e medição de banda estreita.

Para uma medição de banda larga, a recomendação é:

  • Limite de frequência à esquerda abaixo ou igual a 100kHz e acima ou igual a 30kHz
  • Limite de frequência correto abaixo ou igual a 1 MHz
  • Largura de banda de 100kHz a 900kHz
  • A detecção de polaridade é possível

Para medição de banda estreita, a recomendação é:

  • Faixa de freqüência entre 50kHz e 1MHz
  • Largura de banda de 9kHz a 30kHz
  • A detecção de polaridade não é possível
  • Baixa taxa de detecção de PD

Medições PD são frequentemente realizadas com a configuração do filtro fora da faixa recomendada pela IEC 60270 para evitar condições de alto ruído.

A unidade de aquisição de dados MPD 600 permite que a configuração do filtro seja ajustada a fim de descobrir o SNR (Signal to Noise Ratio) otimizado para uma análise posterior.

Conclusões:

O sistema da Omicron para a detecção de descargas parciais utiliza um sistema de aquisição síncrono multicanal, onde é possível obter dados a partir de fontes separadas descargas parciais e discriminá-las de outras origens.

A ferramenta de separação dos diferentes tipos de descargas parciais 3CFRD é de fundamental importância para a realização de testes em ambientes ruidosos ou em casos no qual se tem outros tipos de descargas como descarga superficial ou corona, que podem ser interpretadas como descargas internas se não utilizarmos os algoritmos de separação.

Outro importante fator para a eliminação de ruídos é a utilização de fibra óptica para transmissão dos dados aquisitados na unidade de medição até o computador.

A separação de múltiplas fontes de ruídos é importante para uma análise adequada de descargas parciais. Com a utilização das técnicas de avaliação de descargas parciais como 3CFRD e 3FREQ é possível realizar uma análise adicional e localizar descargas parciais mesmo em ambientes com alto nível de ruído como testes em campo, por exemplo.

Permite efetuar as medições de PD em uma ampla faixa de frequências, como recomendado pela IEC 60270.

×